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terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bosch eBike


 A Bosch está a divulgar a nova geração do seu novo sistema de transmissão eBike com o “drive Unit 45” no evento Eurobike que decorre em Friedrichshafen, na Alemanha. Este evento decorre até ao dia 3 de Setembro. Comparado com outros sistemas semelhantes, que conseguem velocidades até 25km/h, o novo sistema possibilita velocidades até 45km/h, possibilitando deslocações mais rápidas de bicicleta eléctrica. As grandes novidades são a potência do motor, o sistema drive-off que permite arrancar sem pedalar e o facto de que a Bosch se afirma definitivamente como um fornecedor de tecnologia para os fabricantes de bicicletas eléctricas.
A Bosch não fabrica bicicletas eléctricas, mas fornece este sistema para vários fabricantes, nomeadamente a Cannondale, que participou no seu desenvolvimento. Mas apesar da colaboração estreita com a Cannondale, o sistema é disponibilizado a outros fabricantes. A nova versão do eBike poderá chegar ao mercado nos finais deste ano.
O Bosch eBike é composto pelo sistema Drive Unit 45 com o motor eléctrico, 3 sensores, um pack de bateria de iões de lítio (288 Wh, 36 V, 8 Ah) e um HMI (human-machine interface). O tempo de carregamento da bateira é de 2,5h para um carregamento completo. O pack de baterias está disponível em duas versões consoante o local de montagem na bicicleta.
 O coração do novo sistema de transmissão é assim um poderoso motor eléctrico de potencia nominal de 350 watts, que pode até durante curtos períodos de tempo gerar 500 watts, com 50Nm de binário. Estes valores mostram claramente a potência do sistema, para uma autonomia que pode variar entre os 40 e os 105km.
O sistema HMI apresenta o nível da bateria e permite que os utilizadores escolham entre até quatro distintas configurações de potência, disponibilizando uma assistência eléctrica à pedalagem de 0 a 150%. Os quatro modos permitidos por este sistema são: o Eco (autonomia máxima), o Tour (configuração standard), o Sports (condução dinâmica), e o Speed (velocidade máxima). Os fabricantes de bicicletas podem escolher quais dos modos são permitidos nos seus veículos, tendo em conta o género de bicicleta no qual estão a incorporar o sistema.
 A unidade Bosch eBike é robusta e livre de manutenção. Ele é capaz de suportar poças de água, bem como o impacto de pedras em estradas de montanha. Os engenheiros da Bosch foram exigentes no desenvolvimento desta unidade. Com base na experiência dos principais fornecedores do mundo automotivo, que submeteram o sistema a duras condições ambientais, como a névoa de sal, as condições industriais e mudanças extremas de temperatura.
A Bosch tem uma história de 125 anos. A empresa iniciou-se no mercado das bicicletas no ano de 1923, com mais de 20 milhões de bicicletas vendidas. Em 2010 a Bosch dedicou-se ao sistema de transmissão eBike. A Bosch fornece este sistema a fabricantes de bicicletas eléctricas. Eram 14 os fabricantes de bicicletas eléctricas a usar este sistema na sua geração anterior, mas agora, são já 25, o que mostra o sucesso da empresa e deste sistema.




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